Caylus….simplesmente, fantástico!

Caylus chegou na coleção e em pouco tempo se tornou um dos mais jogados, um gigante em uma caixa pequena!
No jogo, cada jogador representará mestres de obras chamados pelo Rei da França para a construção de um castelo que fortalecerá as suas fronteiras.

Caylus - A cidade no início  da sua construção
Caylus – A cidade no início da sua construção

Mas enquanto os jogadores vão construindo o castelo começam a desenvolver uma cidade em seu entorno, e é aí que o jogo começa! Os jogadores podem ficar gananciosos demais e, simplesmente, esquecer a construção do castelo. Para que isso não ocorra existem duas figuras importantes no jogo. Os fiscais, O Raitiliff e o Provost, a posição deles percorrendo o tabuleiro é que vai determinar o final do jogo e principalmente quais construções irão exercer sua função. E claro, poderão ser subornados para andar mais rápido ou mais devagar, ou mesmo, retornar um pouco na trilha (apenas o provost e dependendo da sua posição o raitiliff andará uma ou duas casas) impedindo o funcionamento dessa construção, o que pode ser muito desagradável para quem esperava utilizar essas funções! E pagaram, as vezes, muito para isso!

Caylus - a construção do castelo, as 3 fases do castelo determinam uma contagem de pontos, muito importante para a vitória, mas não definitiva!
Caylus – a construção do castelo, as 3 fases do castelo determinam uma contagem de pontos, muito importante para a vitória, mas não definitiva!

O tabuleiro representa a cidade, os locais disponíveis para que os jogadores construam prédios que renderão dinheiro e pontos de vitória para cada um, muitos prédios são extremamente disputados para ver quem constrói primeiro, por exemplo, o advogado, que permite a construção de residências, que são importantes para serem trocadas por outras construções que lhe dará mais recursos ou permitirá a construção de outros prédios que dão muitos pontos de vitória para sua construção.

Caylus - os fiscais (as peças brancas) determinam a duração do jogo e as construções que exercerão suas funções
Caylus – os fiscais (as peças brancas) determinam a duração do jogo e as construções que exercerão suas funções

O jogo é um tradicional alocação de trabalhadores, mas pelo menos para mim, como nenhum outro, um jogo apertado. Uma partida nunca será igual a outra, existem jogos que serão apertados, com todo mundo se marcando e impedindo a realização de funções que poderiam dar muitas vantagens aos outros, a opção de movimentar os fiscais é fascinante. Já jogamos partidas em que era só marcação, achar espaços foi dificílimo. Em outras partidas, essa faceta foi praticamente esquecida e todos partiram para a batalha por pontos sem esquentar muito com a marcação.

Caylus - jogo em andamento e os fiscais impedindo a função de construções, jogo marcado!
Caylus – jogo em andamento e os fiscais impedindo a função de construções, jogo marcado!

Caylus é uma experiência lúdica fantástica, como disse anteriormente, logo depois que chegou avançou rapidamente para o nosso top 5. As formas de pontuar, a marcação de outros jogadores e as inúmeras possibilidades que o jogo oferece fazem do jogo algo que você deve experimentar.
A urgência em escolher – Devo construir o castelo ou comprar novos prédios? Obter recursos ou melhorar minha posição na sequência de jogo. São tantas possibilidades que seria impossível descreve-las aqui.

Caylus - jogo no final e o castelo quase construído!
Caylus – jogo no final e o castelo quase construído!

Caylus – recomendadíssimo!

Abraços…

link do jogo na ludopedia!

http://www.ludopedia.com.br/jogo/caylus

Deixe um comentário